Código Disciplina
AP-270 (4) Engenharia de Manutenção IDefinição de Aeronavegabilidade. Regulamentação Aeronáutica. A Origem da Manutenção. Definição e Classificação de Falhas; Taxa de Falhas, Confiabilidade, Manutenibilidade e Safety Analysis; Desenvolvimento do Programa de Manutenção. CRM e ALI. Origens da Manutenção. Os Maintenance Steering Groups. Reliability Centered Maintenance e Plano de Manutenção; Manuais e Documentação técnica de manutenção; A organização de manutenção, regulamentação aplicável e o manual de Manutenção do operador; Responsabilidade pela manutenção, registros de manutenção e recursos para manutenção; Planejamento e controle de atividades de manutenção. Diagonal de manutenção; Ensaios não-destrutivos; Modificações e reparos em aeronaves. Regulamentação aplicável. Manual de Reparos Estruturais. AC 43-13 -1B e -2B; Peso, balanceamento e triangulação de aeronaves; O pessoal de manutenção. Gerenciamento, engenharia e técnicos de manutenção. Qualificação e Certificação de Pessoal; Fatores Humanos e Segurança em manutenção; Peças e componentes. Dimensionamento de estoques. Gerenciamento de qualidade do material. Documentação requerida.
AP-736 (5) e-MaintenanceConceito de Informações em Logística (e-Maintenance); Introdução à Prognóstico e Gerenciamento da Saúde (PHM) pela perspectiva de TIC; Modelos de Fusão de Dados para Manutenção de frota de aeronaves; Redes sem Fio, Serviços Web para Manutenção Baseada na Condição; Computação em Nuvem, Internet das Coisas (IoT) e Sistemas Móveis; Modelagem 3D, Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Impressão 3D para Manutenção; Interoperabilidade de Dados de Manutenção, Qualidade de Dados, Dados Massivos (Big Data); eMaintenance no ciclo de vida; Sensores e Etiquetas Inteligentes; Exemplos de Soluções de eMaintenance; Requisitos de Projeto de Aeronaves que Viabilizem eMaintenance; Desafios e Perspectivas Futuras.
AP-741 (6) Introdução à Logística no Desenvolvimento de Sistemas AeroespaciaisSistemas: Conceitos e Definições; Ciclo de vida de Sistemas Aeronáuticos: Fases e Características; Logística: Definições e Medidas de Desempenho; Custo Total do Ciclo de Vida; Log. no Desenv., Aquisi. e Oper de Sist. Complexos: Apoio Logístico Integrado (ILS/IPS). Manutenção, manutenibilidade e custo do ciclo de vida. Influência de confiabilidade e manutenibilidade sobre a disponibilidade e sobre os custos operacionais e de suporte. Análise dos requisitos de manutenibilidade. Desenvolvimento do plano de manutenção durante as diversas fases do projeto do avião e a integração com o processo de DIP. Os princípios de simplificação, padronização, modularização e sistemas de diagnóstico de falhas. Outras características de projeto para melhorar a manutenibilidade. A influência dos ambientes operacional, logístico e da manutenção sobre os parâmetros da manutenibilidade. Validação, simulação, previsão e monitoramento de manutenibilidade. Princípios de diagnósticos integrados. Alguns focos de problemas de manutenibilidade no avião.
AP-742 (7) Logística no Desenvolvimento, Aquisição e Operação de Sistemas ComplexosSistemas: Conceitos e Definições; Ciclo de vida de Sistemas Aeronáuticos Complexos: Fases e Características; Logística: Definições e Medidas de Desempenho; Custo Total do Ciclo de Vida; Log. no Desenv., Aquisi. e Oper de Sist. Complexos: Apoio Logístico Integrado (ILS). Manutenção, manutenibilidade e custo do ciclo de vida. Influência de confiabilidade e manutenibilidade sobre a disponibilidade e sobre os custos operacionais e de suporte. Análise dos requisitos de manutenibilidade. Desenvolvimento do plano de manutenibilidade durante as diversas fases do projeto do avião e a integração com o processo de DIP. Os princípios de simplificação, padronização, modularização e sistemas de diagnóstico de falhas. Outras características de projeto para melhorar a manutenibilidade. A influência dos ambientes operacional, logístico e da manutenção sobre os parâmetros da manutenibilidade. Validação, simulação, previsão e monitoramento de manutenibilidade. Princípios de diagnósticos integrados. Alguns focos de problemas de manutenibilidade no avião.
MB-249 (8) Logística no Desenvolvimento de Sistemas ComplexosSistemas: Conceitos e Definições; Ciclo de vida de Sistemas Aeronáuticos Complexos: Fases e Características; Logística: Definições e Medidas de Desempenho; Custo Total do Ciclo de Vida; Apoio Logístico Integrado (ILS). Manutenção, manutenibilidade e custo do ciclo de vida. Influência de confiabilidade e manutenibilidade sobre a disponibilidade e sobre os custos operacionais e de suporte. Análise dos requisitos de manutenibilidade. Desenvolvimento do plano de manutenibilidade durante as diversas fases do projeto do avião e a integração com o processo de DIP. Os princípios de simplificação, padronização, modularização e sistemas de diagnóstico de falhas. Outras características de projeto para melhorar a manutenibilidade. A influência dos ambientes operacional, logístico e da manutenção sobre os parâmetros da manutenibilidade. Validação, simulação, previsão e monitoramento de manutenibilidade. Princípios de diagnósticos integrados. Alguns focos de problemas de manutenibilidade no avião.
TE-263 (3) Introdução à Tecnologia da Informação para a Manutenção de Sistemas Aeroespaciais ComplexosIntrodução à Manutenção de Sistemas Aeroespaciais Complexos; Introdução à Gerenciamento Integrado da Saúde de Veículos (Integrated Vehicle Health Management - IVHM); Tecnologia da Informação e Comunicações em apoio à eMaintenance (IoT, Big Data, etc); Introdução à Técnicas de Inteligência Artificial para Apoio à Decisão na Gestão e Manutenção; Exemplos de Soluções de eMaintenance, Desafios e Perspectivas Futuras
TE-266 (1) Tópicos em Realidade Aumentada para Experimentos com Fatores HumanosModelagem de realidade aumentada com UNITY3D e VUFORIA. Geração de aplicações de realidade aumentada em dispositivos montados na cabeça (HMD) e manipulados (HHD) para processos de montagem e desmontagem na indústria. Fatores humanos cognitivos e físicos. Apresentação de estudos de caso de uso de realidade aumentada na indústria 4.0. Delineamento de experimentos com fatores humanos para processos de montagem e desmontagem na indústria 4.0.
TE-267 (9) Fundamentos de Confiabilidade, Disponibilidade, Manutenbilidade e SegurançaConceitos fundamentais: confiabilidade, disponibilidade, manutenibilidade, segurança, falhas, erros, aeronavegabilidade continuada, acidente, incidente, risco. Influência de confiabilidade e manutenibilidade sobre a disponibilidade e os custos operacionais e de suporte. Gestão de requisitos de RAMS. Previsão de confiabilidade. Confiabilidade de software. Crescimento da confiabilidade. Identificação e análise dos requisitos de manutenibilidade. Os princípios de simplificação, padronização e modularização. Sistemas de diagnóstico de falhas. Critérios de projeto e arquitetura de sistemas objetivando aumento de disponibilidade. Despachabilidade. Otimização da confiabilidade, disponibilidade e custo. Requisitos de segurança de sistemas civis e militares. Técnicas de análise de segurança no desenvolvimento. A influência dos ambientes operacional, logístico e da manutenção sobre os indicadores de RAMS. Avaliação de impactos em disponibilidade e custos de modificações e opções de projeto. Análises de tradeoffs.
TE-269 (2) Tópicos sobre o Operador 4.0Novas tecnologias e ferramentas para o operador 4.0 nas indústrias de manufatura, ferrovia e aviação; fatores humanos em manutenção no contexto do operador 4.0; o papel do operador no contexto da indústria 4.0; tecnologias do operador 4.0, ferramentas e desafios do operador; características de diferentes indústrias 4.0 e oportunidades para explorar as capacidades do operador 4.0; e oportunidades de desenvolvimento tecnológico.